April 3

Alivio, Deore e SLX: Comparativo dos grupos intermediários da Shimano

Alivio, Deore e SLX – Esse post conclui uma série de artigos comparando os grupos da Shimano entre si. Se você tem acompanhado o blog Aventrilha, talvez já tenha visto os outros. São eles:

Esse terceiro e último review tem como objetivo comparar Alivio, Deore e SLX. A justificativa para agrupar esses três conjuntos de transmissão de Shimano é bem simples: o grupo Alivio já não é um produto tão de entrada assim, o SLX também não é tão de ponta como os “irmãos maiores” XT e XTR, ao passo que Deore é de fato o grupo intermédiario de mountain bike da Shimano.

Sendo assim, muita gente que pretende comprar um Deore cai da dúvida “Será que não vale a pena investir um pouco mais e pegar um SLX?” ou ainda “será que o Alivio não dá conta do recado?” E esse post vai responder a essas dúvidas.

Como fiz nas duas outras comparações, deixo aqui um esclarecimento:

Quais peças da transmissão foram analizadas

O kit abaixo é somente um exemplo. Trata-se de um Deore XT:

kit-xt-transmissao-3

As peças acima são:

  1. Corrente;
  2. Câmbio traseiro;
  3. Passadores/mudadores/alavanca de câmbio;
  4. Pedivela;
  5. Movimento central;
  6. Câmbio dianteiro;
  7. Cassete/catraca;
  8. Rotores/discos de freio;*
  9. Pinças;*
  10. Manetes/alavanca de freio;*

Não falarei dos componentes e freio (itens 8*, 9* e 10*) – fiz dessa maneira em nas duas primeiras comparações. Além disso, vale dizer que os kits aqui apresentados são os mesmos presentes no catálogo da Shimano de 2016.

Diferentemente das duas comparações anteriores, os grupos Alivio, Deore e SLX não são tão semelhantes assim. Deste modo, farei algo diferente e especificarei as maiores características gerais que os diferenciam logo de cara:

  • SLX vem em versões 1×11, 2×11 e 3×10. Aqui estou falando do grupo de 2×11.
  • Deore disponibiliza 2×10 e 3×10. No post trato do 2×10.
  • Alivio vem somente em versão 3×9. No entanto, esse grupo disponibiliza um modelo de pedivela com movimento central integrado e outro com movimento octalink. Neste artigo falarei do 3×9 Integrado (hollowtech).

A justificativa para esses modelos dos três grupos é que provavelmente elas são as mais populares dentro de cada linha. Sim, isso é somente uma especulação, mas é assim que tratarei aqui. Vamos começar:

1- Corrente

Na primeira peça das três transmissões comparadas fica pontuado a diferença mais óbvia:  a corrente Alivio CN-HG53 é 9v, a Deore CN-HG54 é de 10v enquanto a SLX CN-HG601-11 é de 11v.

No mais, vemos de cara que o conjunto SLX não está para brincadeira e que a corrente dela não é superior só por conta do número de marchas. Comparadas elas ficam assim:

  • SLX própria para 11 marchas, tratamento em cromo e tecnologia SIL-TEC na parte externa e pesa 257g  (quando com 114 links de fábrica).
  • Deore própria para 11 marchas, tratamento em cromo e pintura comum e pesa 273g
  • Alivio própria para 9 marchas, tratamento em cromo e pintura comum e pesa 299g

A tecnologia SIL-TEC é algo realmente muito bem desenvolvido pela Shimano. Se você estiver pensando “que diabos é SIL-TEC” então veja o vídeo abaixo e assuste-se também com quanto ela é superior às correntes convencionais:

Conclusão: A SLX com sua poderosíssima tecnologia SIL-TEC fica bem a frente das duas outras. A diferença entre Alivio e Deore é evidentemente algumas gramas e o fato da Deore ser 26g mais leve e a tecnologia presente nas duas é basicamente a mesma.

2- Câmbio traseiro

Antes mesmo dessa análise das diferenças entre Alivio, Deore e SLX, eu sempre admirei a tecnologia que vinha no câbio traseiro Deore – Shadow RD+ (que acompanha até a linha XTR). É algo bastante impressionante.

Da mesma forma que nas correntes, as diferenças mais óbvias aqui são pelo número limite adequado de marchas – Alivio 9v, Deore 10v e SLX 11v. As outras diferenças são:

  • SLX com tecnologia Shadow RD+, materiais em sua maioria em aço inox, pintado, peso de 323g
  • Deore também com tecnologia Shadow RD+, alguns materiais em aço inox e outros em aço comum, pintado, peso de 330g
  • Alivio com tecnologia Shadow (não é RD+),  maior parte dos materiais em aço comum, pintado, peso de 252g

Já mostrei em comparação passada que os câmbios traseiros Alivio e Acera são praticamente idênticos. Ambos possuem a tecnologia Shadow que deve chegar à linha Altus num futuro não tão distante e se tornar padrão de todos câmbios traseiros da Shimano. Não se deixe enganar pelas 70g a menos que o SLX – o câmbio Alivio é bem menos robusto também.

Conclusão: Câmbios SLX e Deore assustadoramente semelhantes. Diferença basicamente fica por conta de 7g de peso e número de marchas já que ambos possuem tecnologia RD+. Alivio bem atrás em questão de tecnologia e de materiais (não é um câmbio ruim, só é bem inferior aos dois outros.)

3- Passadores / mudadores / alavancas de câmbio

Se até agora pudemos ver diferenças relevantes entre os três grupos, nesse terceiro item isso já não ocorre. Surpreendentemente, os passadores Alivio, Deore e SLX só possuem uma característica considerável: O número de marchas que cada um pode passar e os materiais.

As tecnologias utilizadas nos passadores Alivio, Deore e SLX são muito semelhantes:

  • SLX com tecnologia Two Way Release, consegue subir 3 marchas e descer 1 marcha por vez, pesa 135g cada passador
  • Deore também com tecnologia Two Way Release, também consegue subir 3 marchas e descer 1 marcha por vez, peso 132g
  • Alivio  também com tecnologia Two Way Release, também consegue subir 3 marchas e descer 1 marcha por vez e peso 146g

Conclusão: A única diferença que posso pontuar aqui é o número de marchas que cada passador consegue trabalhar. Materiais muito parecidos, tecnologias iguais com peso do Alivio levemente maior que SLX. Deore pouca coisa mais leve – suponho que por ser menos reforçado em sua construção que SLX.

4 – Pedivela

Como digo, é difícil analisar pedivela sem analisar movimento central – mas vamos por partes. Como selecionei o pedivela SLX e Deore de 2 coroas, novamente a principal diferença está no fato de Alivio só vir de fábrica com 3 coroas. No mais, peso e material completam as diferenças entre os pedivelas Alivio, Deore e SLX.

  • SLX possui coroas para 11v, materiais em aço inox e a coroa externa com acabamento anodizado, pesa 761g no modelo 36-26.
  • Deore possui coroas para 10v, meteriais em aço inox e aço comum e acabamento em pintura, pesa 914g no modelo 38-24.
  • Alivio possui (três) coroas para 9v, materiais em aço inox, aluminio e aço comum, acabamento em pintura, pesa 1042g no modelo 40-30-22.

Conclusão: os três pedivelas, Alivio, Deore e SLX, vêm com a tecnologia Hollowtech II da Shimano (integrados), portanto a diferença fica por conta do número de coroas, material e peso. Sendo a tecnologia a mesma, SLX sai na frente por pesar consideravelmente menos que Deore e Alivio. Na questão custo benefício Alivio passa Deore.

5- Movimento central

Não, você não viu errado. São dois movimentos centrais acima, não três. Isso porque o modelo vendido no conjunto Alivio e o modelo do conjunto Deore são o mesmo: SM-BB52. Isso: iguais, idênticos. Isso não é novidade por aqui, como vimos na comparação anterior (o BB-MT800 do SLX é o mesmo do XT).

  • SLX possui acabamento anodizado, espaço mais compacto para os rolamentos e pesa 82g;
  • Alivio e Deore não possuem acabamento anodizado, rolamentos não tão compactos e pesam 90g.

Conclusão: O que dizer? Alivio e Deore iguais. O acabamento e o formato como os rolamentos do SLX são construidos dão vatagem em relação as duas outras linhas. Nota pessoal: recentemente ví os dois movimentos centrais abertos lado a lado. Esse “rolamento compacto” realmente faz a peça durar muito mais. Não entra tanta sujeiro, o desgaste não é tão grande e a eficiência do pedal aumenta.

6- Câmbio dianteiro

Cambios dianteiros geralmente são uma das peças mais simples da transmissão. No comparativo entre Alivio, Deore e SLX a coisa não muda muito.

  • SLX materiais em aço inox, peso 133g;
  • Deore só não possui um dos links em aço inox, peso 130g;
  • Alivio possui mais materiais em aço comum, apenas alguma parte em aço inox, peso 153g.

Conclusão:Pouca diferença a não ser 20g e pouco de diferença entre Alivio e os outros. Deore ser mais leve também me faz acreditar que possua alguma parte com material não tão reforçado quanto SLX.  Eu sempre escolhi câmbio dianteiro pensando só na compatibilidade com minha transmissão e meu quadro. Aqui faria o mesmo.

7- Cassete/catraca

Os cassetes / catracas Alivio, Deore e SLX, como toda a linha até agora, têm como diferença principal o número de cogs/coroas. Alivio com 9, Deore com 10 e SLX com 11. Para comparar as três peças selecionei o cassete Alivio na configuração 11-34, o cassete Deore 11-36 e o cassete SLX 11-40.

  • SLX possui, assim como XT e XTR, algumas partes anodizadas e em níquel, peso de 450g;
  • Deore não possui acabamento anodizado, material em níquel e aço, peso de  384g;
  • Alivio também não possui acabamento anodizado, material em níquel e aço, peso de 413g.

Conclusão: SLX pesa mais por ter muito mais material (as coroas são 11 e maiores). No entanto, escolher o cassete aqui dependerá totalmente do número de marchas da transmissão. E se estiver gostando do Post, curta a página do Aventrilha no Facebook:

Veredito final: Alivio, Deore ou SLX?

Diferentemente das duas análises anteriores – entre os grupos de entrada e os grupos de ponta – essa comparação envolve muito mais detalhes, começando pelo número de marchas que sua bike possui. Portanto, vou abordar esse veredito de uma forma diferente e comparar separadamente Alivio x Deore e SLX x Deore.

Alivio x Deore

Em alguns pontos, como câmbio traseiro e número de marchas, Deore ganha com uma larga vantagem. A tecnologia Shadow RD+ é realmente surpreendente. Se você busca um grupo de pelo menos 10 marchas, sim, fará todo sentido ter um conjunto Deore.

As diferenças, porém, param por aí.

O conjunto Alivio empata com o Deore na corrente, pedivela, câmbio dianteiro, passadores e têm como ápice o fato do movimento central ser exatamente o mesmo! Pra mim eles são tão semelhantes que eu ouso chamar o Deore de um Alivio de 10 marchas, onde as três únicas diferenças relevantes são:

  • Número de marchas (9v X 10v, algo que os cassetes Sunrace 11-40 de 9v resolvem sem problemas);
  • O câmbio traseiro Deore ser bastante superior ao Alivio;
  • Peso e material mais durável em algumas peças.

SLX x Deore

O SLX é um kit impressionante. Já disse diversas vezes que eu, como mero amador, nunca conseguiria usufruir totalmente de um grupo da Shimano superior ao SLX (hoje, em 2016, claro). O fato de possuir 11 marchas, corrente SIL-TEC, movimento central mais robusto e acabamento anodizado em várias peças o colocam à frente do Deore.

Se você comprou um Deore e está se sentindo incomodado com essa análise, calme lá! Os passadores do SLX também não possuem multi e instant release, tendo a two way release como tecnologia igual ao Deore. Câmbios dianteiros e câmbios traseiros também muito semelhantes nas duas linhas. Diria, por fim, que SLX leva vantagem pelos seguintes critérios:

  • 11v contra 10v do Deore;
  • Corrente SIL-TEC;
  • Movimento central bem superior;

Dicas

Minha opinião é de que a Shimano colocou o Alivio com 9v, Deore com 10v e SLX com 11v de propósito para muitas peças não serem compatíveis umas com as outras. Infelizmente, pois seria um sonho mesclar peças dos três grupos. Por exemplo:

  • Passadores e pedivela Alivio;
  • Cambio traseiro e dianteiro Deore;
  • Corrente, cassete e movimento central SLX.

Como isso não é possível (na teoria), então eu recomendaria o seguinte:

  1. Vá de Alivio se você pedala na maior parte em estradões, faz cicloviagens e já não é um iniciante. Você conseguirá uma peça para usar e abusar em pedais de mais de 100km (eu já fiz um pedal de 214km em um dia com um conjunto Alivio sem nenhum problema, além de muitas outras aventuras);
  2. Vá de Deore se você tem um pouco mais de grana pra investir e quer um grupo que venha com 2 coroas já de fábrica, com 10 marchas atrás e com tecnologias como RD+;
  3. Vá de SLX se você já pretende competir com frequência e precisa de um equipamento do qual vai exigir muito. A questão aqui deixou de ser o cassete de com mais de 40 dentes – isso você compra de outra marca e instala.

Saiba o que está comprando. Não vá de Deore só porque te disseram que é melhor que Alivio e não vá de SLX só porque te disseram que é melhor que Deore. Como você viu, muitas tecnologias entre esses grupos são idênticos.


Tags


You may also like

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Direct Your Visitors to a Clear Action at the Bottom of the Page