competição de ciclocross com ciclistas fazendo curva

O que é Ciclocross? Por dentro da modalidade do ciclismo off road

Hoje falaremos de Ciclocross (ou Cyclo cross, ciclo cross, ciclocrosse ou até mesmo cyclo-x), uma modalidade de ciclismo com parentesco bem próximo ao MTB cross country e ciclismo de estrada.

Falarei aqui do cyclocross por 3 pontos de vista:

  1. O que é ciclocross;
  2. O que é uma bike de ciclocross;
  3. Porque talvez essa bike seja uma excelente opção para você.

Começando pelo começo:

O que é Ciclocross (ou cyclo cross)?

Sendo tão simples quanto possível: cyclocross é uma modalidade do ciclismo.

As competições de ciclocross geralmente ocorrem no inverno e outono do hemisfério norte (outubro a fevereiro) e consistem em várias voltas por um circuito de 2km a 5km. O circuito normalmente possui terreno ténicode difícil transposição, com lama, galhos, grama e areia.

competição de ciclocross com ciclistas pedalando em pé
Flowizm …, CC BY 2.0

Também há uma série de obstáculos artificais não vistos no mountain bike XCO, como barreiras e escadarias.

Por se tratar de uma prova com trajeto de nível técnico bem elevado, os atletas, quando competindo no cyclocross passam boa parte do tempo empurrando as bikes ou carregando-as.

prova de cyclocross com ciclistas carregando bicicletas nas escadas
Rz98, CC BY-SA 4.0

É nos países europeus ondeo ciclocross é mais popular, com destaque para França, Holanda, Itália e Inglaterra. Porém é na Bélgica que ele tem uma legião de fãs e atletas de maior destaque.

No passado, era muito comum um atleta de ciclocross participasse exclusivamente de disputas e provas na modalidade – é o caso do grande Sven Nys, ídolo belga e campeão nacional e mundial diversas vezes.

Entre 2010 e 2020, no entanto, houve uma grande transformação no esporte. Hoje (e eu escrevo isso em 2024), alguns dos principais nomes são também estrelas do MTB e do ciclismo de estrada, como Wout van Aert, Mathieu van der Poel e Tom Pidcock.

mathieu van der poel em prova de ciclocross
youkeys, CC BY 2.0

Alguns nomes que participaram dessa época de transição são os já aposentados Lars Boom e Zdenek Stybar. Além de campões de competições de ciclocross, Boom ganhou uma etapa do Tour de France com paralelepípedos em 2014, enquanto Stybar venceu a Strade Bianche de 2015.

Em algumas provas amadoras, é permitido a participação de mountain bikes. Ao contrário do que pode parecer, isso não trás muita vantagem ao participante. As provas de cyclocross são geralmente bem rápidas e menos técnicas que do XCO.

O nascimento do ciclocross

competição de ciclocross na espanha em 1920
Vicente Martín, CC BY-SA 3.0

Como mencionei acima, a temporada do cyclocross tem seu pico de outubro a fevereiro. Isso não é a toa: é nessa mesma época que o ciclismo de estrada está de férias para o gélido inverno europeu.

Alguns atletas, nessa época, competiam com os amigos ciclistas de um jeito bem inusitado: ganhava quem chegasse de uma cidade a outra primeiro. Porém ninguém era obrigado a utilizar as estradas convencionais. Durante a corrida pulava-se cercas de fazendas e cruzava-se plantações.

E foi como uma possibilidade dos atletas da estrada continuarem em forma no inverno que o ciclocross se consolidou.

Para se ter uma ideia, um dos grandes apoiadores da profissionalização do esporte foi Géo Lefèvre, idealizador do Tour de France, que em 1902 ajudou a organizar o primeiro campeonato nacional francês.

A bicicleta de ciclocross

bicicleta de ciclocross giant
Robs80, CC BY-SA 4.0

De relance, as bicicletas de cyclocross parecem gravel bikes ou mesmo bikes de estrada. Guidão, quadro, rodas… mas olhe mais de perto e você começa a perceber que há diferenças que justificam haver uma bike especial para a modalidade – especialmente para ciclistas que competem na modalidade.

Eis aqui algumas características que a diferencia de modelos de bike de estrada e da gravel bike:

Ciclocross vs bike de estrada

Aqui a comparação é mais fácil. As bikes de ciclocross são desenvolvidas especificamente para competições em circuitos off-road, que incluem lama, grama, areia e até obstáculos que exigem que o ciclista carregue a bicicleta.

Para isso, as bikes de ciclocross possuem um quadro mais robusto e uma geometria que facilita a manobrabilidade em terrenos técnicos – até o fato da bike ter que ser carregada em alguns pontos é levada em consideração por projetistas.

Por outro lado, as bicicletas de estrada (ou speed) são otimizadas para velocidade e eficiência em superfícies pavimentadas. Com quadros mais leves e aerodinâmicos, e uma geometria que favorece uma posição mais baixa e esticada, as bikes de estrada são perfeitas para percursos longos e rápidos em asfalto.

Em resumo, enquanto a bike de ciclocross é projetada para enfrentar os desafios do off-road, a bike de estrada é voltada para maximizar o desempenho em pistas pavimentadas.

Ciclocross vs gravel bike

As bikes gravel ocupam um espaço entre as bikes de estrada e as de ciclocross, combinando características de ambas. As gravel sãp projetadas para rodar em várias superfícies diferentes, desde asfalto até estradas de terra e trilhas leves, e possuem uma geometria mais relaxada que as bikes ciclocross.

Os quadros são mais robustos e geralmente apresentam mais espaço para acomodar pneus mais largos, que podem ser usados tanto para maior tração em terrenos soltos quanto para um conforto extra em pavimentação irregular.

Além disso, as gravel bikes frequentemente oferecem uma maior variedade de montagens, com suportes para bagageiros, paralamas e até alforjes, tornando-as ideais para bikepacking, cicloturismo e aventuras de longa distância. Em resumo, as gravel bikes são projetadas para ciclistas que desejam explorar uma ampla gama de terrenos sem comprometer o conforto em percursos longos, enquanto a ciclocross é uma bike direcionada a corridas e desempenho esportivo.

Leia esse artigo completo sobre o que é Gravel Bike se quiser se aprofundar.

“Mas não encontro uma dessas pra comprar em lugar nenhum”

De fato, as bicicletas ciclocross são uma raridade no Brasil. Não há, no momento em que escrevo este conteúdo, nenhuma fabricante de ciclocross em território nacional.

Há sim alguns modelos que você pode tentar encontrar diretamente com bicicletarias especializadas que a importam sob demanda.

Por se tratar de uma modalidade de nicho, não haver nenhuma corrida oficial, e boa parte das estradas de terra brasileiras serem mais adaptadas ao uso de mountain bike ou gravel, eu não recomendaria a compra de uma ciclocross.

Agora, se você souber de alguma evento, competição ou grupo de ciclistas que praticam a modalidade, deixe nos comentários que eu certamente vou querer investigar.

Ver mais artigos:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *