1024px-Pump_track_de_Campan_(Hautes-Pyrénées)_1

O que é uma Pump Track?

No último sábado, dia 15 de maio, finalmente inaugurou a Pump Track pública do Parque das Bicicletas, em São Paulo.

É um momento histórico.

A construção de uma pump track no Parque das Bicicletas era uma antiga reivindicação da comunidade ciclística, que se tornou realidade graças ao esforço do grupo de trabalho formado por Ciclocidade, Bike é Legal, Dream BMX e Pump Track Blue.

A Pump Track Blue, por sinal, é uma empresa especializada em construção de pistas de bicicleta do atleta paulistano de BMX Blue Herbert, que tem 20 anos de experiência no BMX e 12 no desenvolvimento de pump tracks.

pump-track-parque-das-bicicletas

Pump Track do Parque das Bicicletas, em São Paulo-SP.

Mas espera aí:

O que é uma Pump Track?

Bom, existem três formas de se ganhar velocidade de bicicleta:

  • Pedalar
  • Descer uma ladeira 
  • “Bombear” (do inglês pump)

Parafraseando Lee McCormack, bombear é o ato de no instante de iniciar a transposição (passar além) de uma elevação do terreno, você alivia o peso, levando o corpo com a bicicleta para cima, para, na sequência, afundar com pressão o corpo e a bike para baixo. Você minimiza o peso da subida e maximiza na descida. 

É mágico: você ganha velocidade de graça!

Uma pump track é uma pista de asfalto ou de terra onde existem lombadas (ou “rollers”) que permitem que você ganhe velocidade ao realizar o ato de bombear o corpo e a bicicleta.

Uma pump track é uma escola de mountain bike

As habilidades que você pode desenvolver numa pump track – em qualquer idade – ajudam na consciência corporal e vão ser muito úteis quando você estiver em uma trilha de Mountain Bike mais técnica ou fazendo saltos.

Também ajudam no equilíbrio em cima da bicicleta no geral, inclusive para se locomover de bike pela cidade. É uma habilidade considerada fundamental no BMX e em todas as modalidades de Mountain Bike.

A pump track do Parque das Bicicletas foi pensada de forma democrática e acessível: não tem obstáculos muito grandes nem muito pequenos, então permite que o ciclista inexperiente se divirta e aprenda e também garante a diversão dos mais experientes. Além disso, a pista tem várias linhas possíveis e uma minipista infantil ao lado.

A pista fica em uma localização bem acessível: na esquina da Avenida Ibirapuera com a Avenida Indianópolis, a um quilômetro do Parque do Ibirapuera e a 500 metros do metrô AACD-Servidor.

pump-track-parque-das-bicicletas-infantil

Pump track infantil do Parque das Bicicletas

A importância desse equipamento ciclístico também foi reconhecida pelo nosso maior atleta da bicicleta atualmente: Henrique Avancini. Ele idealizou e ajudou a construir uma pump track pública em Petrópolis-RJ, sua cidade natal.

A construção desta nova pista durou dois meses e foi fruto de uma parceria entre Red Bull, Prefeitura de Petrópolis, o próprio Henrique Avancini e LanceTracks, empresa especializada em construções de pistas.

pump-track-petropolis-henrique-avancini

Pump Track Henrique Avancini em Petrópolis-RJ

A minha experiência na pump track

A Pump Track do Parque das Bicicletas fica muito perto da minha casa. Então, nos últimos 10 dias, fui lá treinar em 6 deles. No primeiro dia conhecendo o que é uma pump track, eu já percebi diferença no equilíbrio da bicicleta, movimento do corpo para ganhar velocidade. No terceiro dia comecei a dar meus primeiros saltos.

Todos os dias sem exceção conversei com outras pessoas que estavam andando de bicicleta por lá, troquei experiências e peguei dicas extremamente valiosas.

pump-track-lucas

Ainda não tive a oportunidade de ir para alguma trilha desde que comecei a frequentar a pump track de mountain bike, mas minha evolução no movimento de bombear a bicicleta e nos saltos é evidente e estou muito empolgado.

Além disso, frequentar a pump track escancara a qualidade de vida acessível publicamente a todos. Ainda falta muito para que essa cultura crie raízes profundas e permanentes, mas pelo menos é um ótimo começo.

Eu não sou especialista, mas sei que construir uma pump track não é simples. Precisa de um projeto que faça sentido para o local onde será inserida, que seja acessível e democrático, além, claro, de uma construção bem feita, com asfalto liso e resistente à água e ângulos corretos dos rollers e saltos. 

Mais do que um equipamento público da cidade, a pump track pública é um ponto de encontro, aprendizado, troca de experiência e diversão. Um local a ser celebrado e conservado e símbolo de como a bicicleta pode ser uma ferramenta de democratização do espaço de uma cidade.

Ver mais artigos:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *