Altus, Acera e Alivio: Comparativo dos grupos de entrada da Shimano

03/04/2024

Por Fernando Cintra

Altus, Acera e Alivio: esse post faz parte de uma série de artigos comparando os grupos da Shimano entre si. Se você tem acompanhado o blog Aventrilha, talvez já tenha visto os outros. São eles:

Muito se lê e ouve falar sobre as linhas de ponta da Shimano para Cross Country/All Mountain (XTR, XT e SLX). Com isso, os grupos de entrada acabam ficando de lado e pouco se debate sobre elas. Quando se pergunta sobre as transmissões Altus, Acera e Alivio basicamente ganhamos a resposta de que “Alivio é melhor que Acera que é melhor que Altus”.

E, bem, se por um lado essa afirmação é inegável, por outro fica a questão: na prática, qual a diferença entre as linhas Altus, Acera e Alivio da Shimano? Será que é só estética? Numero de marchas? Peso?

Hoje vamos investigar as diferenças entre os três kits de entrada da Shimano e ao final te dar uma base melhor para escolher entre elas caso você se encontre nessa situação. Mas antes de mais nada, é preciso que fique bem claro uma coisa:

O que é uma transmissão de bicicleta?

De um jeito muito simples, a transmissão de sua bicicleta corresponde a todas as peças que fazem sua bicicleta

  • Sair do lugar;
  • Parar quando você quiser*;

Ou seja, todas as peças abaixo (no caso um kit XT também da Shimano):

kit-xt-transmissao-3

As peças acima são:

  1. Corrente;
  2. Câmbio traseiro;
  3. Passadores/mudadores/alavanca de câmbio;
  4. Pedivela;
  5. Movimento central;
  6. Câmbio dianteiro;
  7. Cassete/catraca;
  8. Rotores/discos de freio;
  9. Pinças;
  10. Manetes/alavanca de freio;

Antes de continuar: veja que marquei os números 8, 9 e 10 com um asterisco (*). Elas são peças que fazem parte do sistema de freios da bike. Se por um lado muita gente considera o freio como parte da transmissão, por outro também há outros componentes das linhas Shimano que não são nem freios nem transmissão, como Aros e Cubos. Portanto, para simplificar, veremos somente os ítens de 1 a 7. Ou seja, a “o que faz a bike sair do lugar”.

E para deixar nossa análise um pouco mais organizada irei comparar item a item Altus, Acera e Alivio. Mas antes, gostaria que prestasse atenção no seguinte:

  • Não levei em conta a linha Torney porque – até de acordo com o catálogo da própria Shimano – não se trata de um conjunto para Mountain Bike. É um conjunto com tecnologia e materiais bastante simples.
  • As linhas da Altus, Acera e Alivio consideradas aqui são as mais recentes, apresentadas no catálogo da Shimano de 2016.

OK! Chega de papo. Vamos ver quais as diferenças de cada item linha da Shimano item a item da transmissão, começando pelo item número 1, a corrente:

1- Corrente

Eis que, surpreendentemente, começamos com um empate! Os três kits completos mais recentes Altus, Acera e Alivio oferecem um sistema de 9 velocidades. E portanto, o modelo da corrente para as três linhas é a mesma, a CN-HG53.

Veja: essa corrente de 9 marchas da Shimano vai também nas linhas de 9 marchas de estrada como o conjunto Sora. Isso quer dizer que se alguém te disser “corrente Altus é pior que Alivio” saiba que a pessoa não tem ideia do que está falando. A corrente 9 marchas é iguai para os três conjuntos: a CN-HG53!

Conclusão: empate.

2- Câmbio traseiro

altus-acera-e-alivio-cambios-traseiros

No quesito câmbio traseiro, os grupos Acera e Alivio já deixam o Altus para trás. Se por um lado os 3 possuem uma característica idêntica – todos têm capacidade máxima de cog de 45 dentes atrás – as semelhanças param por aí.

Há alguns atributos muito interessantes nos câmbios Acera e Alivio que a linha Altus não possui. Vamos analisar peça a peça:

  • Alivio possui tecnologia Shadow (que “encolhe” o câmbio em 12mm e deixa ele bem mais compacto na bike), cabos que entram por cima e não por trás do câmbio e boa parte dos parafusos em aço inox;
  • Acera muito semelhante, possui tecnologia Shadow, cabos que entram por cima e não por trás do câmbio e boa parte dos parafusos em aço inox;
  • Altus não possui tecnologia Shadow, os cabos entram por trás e não por cima e os parafusos não são inoxidáveis.

“OK, os câmbios traseiros Acera e Alivio possuem tecnologias melhores que às do Altus. Mas então qual a diferença entre Acera e Alivio.” Pois bem… quase nenhuma mesmo.

Conclusão: Altus bem inferior. Acera e Alivio quase idênticos!

3- Passadores / mudadores / alavancas de câmbio

altus-acera-e-alivio-passadores

O item acima é um passador, mudador ou alavanca de câmbio – e a forma como você o chama depende de onde você mora no Brasil.

De onde eu venho isso é um passador e, para simplificar a escrita, assim o chamarei. Outro detalhe é que aqui falarei dos passadores que não vêm com o manete de freio integrado, como comentei sobre freios anteriormente.

As diferenças são as seguintes:

  • Alivio possui tecnlogia Two Way Release, (você consegue passar as marchas só empurrando com o dedão, não precisa do indicador pra nada se não quiser), alguns componentes inoxidáveis e é Rapid Fire Plus.
  • Acera não possui Two Way Release, não possui componentes inoxidáveis e também é Rapid Fire Plus.
  • Altus, muito semelhante, não possui Two Way Release, não possui componentes inoxidáveis e também é Rapid Fire Plus.

Conclusão: Alivio superior. Acera desempata do Altus por conta do material mais durável mas possui tecnologia semelhante com o Altus.

4 – Pedivela

altus-acera-e-alivio-pedivela

É praticamente impossível falar de pedivela sem falar de movimento central quando o assunto é Altus, Acera e Alivio – as linhas de entrada de MTB da Shimano. Porém para deixar esse post o mais claro possível falarei dos pedivelas antes.

As três linhas –  Altus, Acera e Alivio – oferecem pedivelas de 3 coroas. As três também oferecem o jogo de coroas em duas dimensões, porém com uma importante ressalva: só Acera e Alivio possuem combinação 40-30-22. A mais compacta da Altus é a 44-32-22 (própria para rodas menores com aro 26″).

Enfim, do ponto de vista da tecnologia, as principais comparações são:

  • Alivio oferece modelos para movimento central integrado e octalink, coroas com parafusos para remoção, materiais mais leves e inoxidáveis;
  • Acera oferece modelos para movimento central octalink e quadrado, coroas com parafusos para remoção, materiais mais leves e inoxidáveis;
  • Altus só oferece modelos para movimento central quadrado, não oferece parafuso para remoçao das coroas e não é em aço inox.

Conclusão: pedivela Alivio (na versão Hollowtech) ganha de longe! O pedivela Acera corre por fora enquanto o pedivela Altus é somente um produto básico de entrada. Mas isso vai ficar mais claro ainda no item seguinte:

5- Movimento central

altus-acera-e-alivio-movimento-central

Talvez seja esse o grande diferencial das linhas Altus, Acera e Alivio. Vale lembrar que esse item deve sempre ser levado em consideração com o item anterior – pedivelas. São quase uma coisa só.

É aqui que o Alivio abre vantagem. Mas antes de mostrar as comparações, vale explicar que o sistema integrado, ou Hollowtech (hollow = oco) ajuda muito na destribuição de força realizada no ato de pedalar, deixa o sistema muito menos suscetível a problemas mecânicos e de desgaste e também torna a peça mais leve. As diferenças:

  • Alivio oferece pedivelas e movimentos centrais tanto com tecnologia Hollowtech como Octalink;
  • Acera oferece pedivelas e movimentos centrais tanto com tecnologia Octalink como eixo quadrado;
  • Altus oferece pedivelas e movimentos centrais somente com tecnologia de eixo quadrado;

ATENÇÃO: É importante dizer que tanto o modelo Octalink do Alivio como do Acera são o mesmo (BB-ES300). Igualmente, o modelo quadrado do Acera e do Altus também são o mesmo (BB-UN26). Portanto nada de dizer “O movimento central Octalink do Alivio é melhor que o do Acera” ou coisa do tipo, OK?

Conclusão: O movimento central integrado (Hollowtech) do Alivio dá de 10 nos Octalink e quadrado do Acera e Altus. Ainda assim o Acera possui Octalink enquanto o Altus só tem o bom e velho quadrado. Alivio ganha com vantagem dos outros aqui.

6- Câmbio dianteiro

altus-acera-e-alivio-cambio-dianteiro

As linhas Altus, Acera e Alivio ainda não entraram na onda das coroas únicas e duplas. Aqui, as três oferecem pedivelas triplos. Por conta disso, câmbios dianteiros ainda são indispensáveis nessas linhas da Shimano.

Como sempre, falar de câmbios dianteiros é um assunto muito simples. Eis as diferenças:

  • Alivio oferece versões top swing e down swing (que pega por cima e por baixo) e possui materiais em alumínio e aço inox.
  • Acera oferece só a versão top swing e possui materiais em aço comum e aço inox.
  • Altus oferece versões top swing e down swing e possui materiais em aço comum.

Conclusão: simplicidade ao seu melhor. Escolher um câmbio dianteiro aqui é questão de compatibilidade, peso e preço. Mais vantagens para o lado do Alivio, porém eu não perderia meu sono pensando em qual desses 3 câmbios dianteiros escolher. Curta o Facebook do Aventrilha se estiver gostando do post:

7- Cassete/catraca

altus-acera-e-alivio-cassete-catraca

Um item com diferenças para todos os lados – talvez a maior dela a oferta de diferente combinações de cogs no cassete. As principais características/diferenças são:

  • Alivio oferece as combinações 11-28, 11-32, 11-34 e 12-36 e acabamento em liga Níquel-Níquel;
  • Acera também oferece as combinações 11-28, 11-32, 11-34 e 12-36 mas acabamento em liga Zinco;
  • Altus oferece as combinações 11-32 e 11-34 e acabamento em liga Zinco;

Conclusão: Alivio e Acera possuem maior variedade de cogs, porém hoje em dia com os cogs wide range isso não deve ser um fator de decisão. O acabamento em níquel dá vantagem para o cassete CS-HG400-9 do Alivio.

Veredito final – Altus, Acera e Alivio

Sou extremamente cauteloso a aderir tecnologias novas de olhos vendados, mas pra mim aqui fica bem claro: há diferenças sim entre os três grupos.

Se por um lado a corrente é a mesma vendida nos três grupos e os câmbios traseiros Acera e Alivio são quase idênticos, por outro os materiais utilizados na confecção nas outras peças são sim diferentes. Altus, Acera e Alivio são exatamente isso: Altus, depois Acera e por fim Alivio.

Bem, o que quero dizer com isso:

Altus -Se você não pensa em levar sua bicicleta para trilhas e singletracks, realiza cicloviagens ocasionalmente mas não pretende levar o Mountain Bike como esporte, talvez um Altus já te sirva muito bem. O fato da linha passar a vir com 9 velocidades foi uma grande evolução dos Altus anteriores e trouxe muito valor para a linha.

Acera– Se você ainda não sabe muito bem se Mountain Bike é sa praia ou vem de outra modalidade como o ciclismo de estrada, experimente o Acera. O câmbio traseiro e o passador (duas peças fundamentais de uma transmissão) são de tecnologia que até ontem só existia nas linhas Deore e acima. Vai ser uma boa pedida para iniciantes!

Alivio: Se você está com a grana apertada mas quer praticar Mountain Bike com um grupo do qual você possa exigir mais, pegar trilhas ocasionalmente e fazer o “longão” com seus amigos, vá de Alivio!

Eu já rodei MUITO com um kit Alivio 4000 e o bicho não está para brincadeira. Deu conta do recado por muito tempo. É um grupo que vai possibilitar, mesmo com um investimento relativamente baixo, que você pedale com tecnologias como hollowtech e two way release.

“Mas então qual eu devo comprar?”

Veja, se você quer entrar no MTB e está em dúvida entre Acera e Alivio mas com grana curta, eu sugiro que espere e compre o Alivio. Eu usei por um tempão o Alivio 4000 e só tenho coisas boas a dizer!

acera-e-alivio-cambios-traseiros

A Alivio já tem características das linhas mais avançadas da Shimano por conta da famosa característica Trickle Down da fabricante. Ou seja, ela sempre trás de tempos em tempos as tecnologias das linhas superiores para as de entrada. Não é a toa que o câmbio traseiro Alivio e o Acera são bem parecidos…

Abraços e até a próxima!


Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Continue lendo: