Altus x Acera x Alivio: Comparativo dos grupos de entrada da Shimano
Muito se lê e ouve falar sobre as linhas de ponta da Shimano para Cross Country/All Mountain (XTR, XT e SLX). Com isso, os grupos de entrada acabam ficando de lado e pouco se debate sobre elas.
Quando se pergunta sobre as transmissões Altus, Acera e Alivio basicamente ganhamos a resposta de que “Alivio é melhor que Acera que é melhor que Altus”.
Será mesmo? (resposta curta: não)
Na prática, qual a diferença entre as linhas Altus, Acera e Alivio da Shimano? Será que é só estética? Numero de marchas? Peso? Tecnologias?
Hoje vamos investigar as diferenças entre os três kits de entrada da Shimano e ao final te dar uma base melhor para escolher entre elas caso você se encontre nessa situação. Mas antes de mais nada, é preciso que fique bem claro uma coisa:
O que é uma transmissão de bicicleta?
De um jeito muito simples, a transmissão de sua bicicleta corresponde a todas as peças que fazem sua bicicleta sair do lugar. Ou seja, todos os componentes abaixo (no caso um kit XT também da Shimano):
As peças acima são:
- Corrente;
- Câmbio traseiro;
- Passadores/mudadores/alavanca de câmbio;
- Pedivela;
- Movimento central;
- Câmbio dianteiro;
- Cassete/catraca;
- 9. 10. Freios *;
Veja que marquei os números 8, 9 e 10 com um asterisco (*). Se por um lado muita gente considera o freio como parte da transmissão, por outro também há outros componentes das linhas Shimano que não são nem freios nem transmissão, como Aros e Cubos.
Portanto simplifiquei: veremos somente os ítens de 1 a 7. Ou seja, a “o que faz a bike sair do lugar”.
1- Corrente
Os três kits completos mais recentes Altus, Acera e Alivio oferecem um sistema de 9 velocidades que são parecidíssimos em termos de tecnologia oferecida.
A grande diferença entre a CN-HG53 (Alivio) e a CN-Hg71 (Altus e Acera ) é o número de velocidades: enquanto a HG53 é compatível com o sitema de 9 marchas, a HG71 é a opção para kits de 6, 7 e 8 marchas. Outra diferença é o peso acabamento do material.
Agora, é importante salientar que nos kits da Altus e Acera de 9v a corrente padrão oferecida é a CN-HG53, a da Alivio. Ficou confuso? Normal. As linhas de entrada da Shimano para MTB realmente tem uma linearidade não tão linear.
Vamos resumir: se compararmos as linhas de 9 marchas dos três conjuntos, estamos falando da mesma corrente! Portanto:
Conclusão: empate.
2- Câmbio traseiro
No quesito câmbio traseiro, as semelhanças são ainda mais fortes. Veja:
- As três linhas oferecem sistema Shadow (que “encolhe” o câmbio em 12mm e deixa ele bem mais compacto na bike),
- As três têm cabos que entram por cima e não por trás do câmbio;
- Boa parte dos parafusos em aço inox;
Um pouco de contexto: Em 2021, quando a Shimano lançou componentes novos para Altus e Alivio, os três câmbios traseiros ficaram muito parecidos. Antes disso, havia um salto enorme entre Acera e Altus, já que Altus não possuia câmbios com a tecnologia Shadow.
O site da Shimano diz que o maior pinhão para as 3 linhas é de 36 dentes, porém diversas marcas instalam esses câmbios – especialmente o Altus M2000 – com cassetes de 11-40.
Conclusão: Praticamente idênticos, só um pouco o peso.
3- Passadores / mudadores / alavancas de câmbio
O item acima é um passador, mudador ou alavanca de câmbio – e a forma como você o chama depende de onde você mora no Brasil. De onde eu venho isso é um passador e, para simplificar a escrita, assim o chamarei. Outro detalhe é que aqui falarei dos passadores que não vêm com o manete de freio integrado, como comentei sobre freios anteriormente.
Os modelos de passador das três linhas são Alivio SL-M3100, Acera SL-M3000 e Altus SL-M2010. E prepare-se para a próssima linha:
Eles são praticamente iguais, em todos os sentidos.
- Os três possuem visor com o número das marchas;
- Os três passam até 3 marchas simultaneamente (Rapid Fire plus);
- Os três são para 9 marchas
Para se ter uma ideia de quão similares são, o Altus SL-M2010 e o Alivio SL-M3100 possuem exatamente o mesmo design. Veja noa imagem acima.
Conclusão: Praticamente idênticos
4 – Pedivela
É praticamente impossível falar de pedivela sem falar de movimento central quando o assunto é Altus, Acera e Alivio – as linhas de entrada de MTB da Shimano. Porém para deixar esse post o mais claro possível falarei dos pedivelas antes.
As três linhas oferecem pedivelas de 3 coroas com configuração 40-30-22, enquanto apenas Acera e Alivio oferecem pedivelas duplos.
Enfim, do ponto de vista da tecnologia, as principais comparações são:
- Alivio oferece modelos para movimento central integrado e octalink, coroas com parafusos para remoção, materiais mais leves e inoxidáveis;
- Acera oferece modelos para movimento central octalink e quadrado, coroas com parafusos para remoção, materiais mais leves e inoxidáveis;
- Altus só oferece modelos para movimento central quadrado, não oferece parafuso para remoçao das coroas e não é em aço inox.
Conclusão: pedivela Alivio (na versão Hollowtech) ganha de longe! O pedivela Acera corre por fora enquanto o pedivela Altus é somente um produto básico de entrada. Mas isso vai ficar mais claro ainda no item seguinte:
5- Movimento central
Talvez seja esse o grande diferencial das linhas Altus, Acera e Alivio. Vale lembrar que esse item deve sempre ser levado em consideração com o item anterior – pedivelas. São quase uma coisa só.
É aqui que o Alivio abre vantagem. Mas antes de mostrar as comparações, vale explicar que o sistema integrado, ou Hollowtech (hollow = oco) ajuda muito na destribuição de força realizada no ato de pedalar, deixa o sistema muito menos suscetível a problemas mecânicos e de desgaste e também torna a peça mais leve. As diferenças:
- Alivio oferece pedivelas e movimentos centrais tanto com tecnologia Hollowtech como Octalink;
- Acera oferece pedivelas e movimentos centrais tanto com tecnologia Octalink como eixo quadrado;
- Altus oferece pedivelas e movimentos centrais somente com tecnologia de eixo quadrado;
É importante dizer que tanto o modelo Octalink do Alivio como do Acera são o mesmo (BB-ES300). Igualmente, o modelo quadrado do Acera e do Altus também são o mesmo (BB-UN26). Portanto nada de dizer “O movimento central Octalink do Alivio é melhor que o do Acera” ou coisa do tipo, OK?
Conclusão: O movimento central integrado (Hollowtech) do Alivio é superior aos Octalink e quadrado do Acera e Altus. Ainda assim o Acera possui Octalink enquanto o Altus só tem o bom e velho quadrado. Alivio ganha com vantagem dos outros aqui.
6- Câmbio dianteiro
As linhas Altus, Acera e Alivio ainda não entraram na onda das coroas únicas e duplas. Aqui, as três oferecem pedivelas triplos. Por conta disso, câmbios dianteiros ainda são indispensáveis nessas linhas da Shimano.
Como sempre, falar de câmbios dianteiros é um assunto muito simples. Eis as diferenças:
- Alivio oferece versões top swing e down swing (que pega por cima e por baixo) e possui materiais em alumínio e aço inox.
- Acera oferece só a versão top swing e possui materiais em aço comum e aço inox.
- Altus oferece versões top swing e down swing e possui materiais em aço comum.
Conclusão: simplicidade ao seu melhor. Escolher um câmbio dianteiro aqui é questão de compatibilidade, peso e preço. Mais vantagens para o lado do Alivio, porém eu não perderia meu sono pensando em qual desses 3 câmbios dianteiros escolher.
7- Cassete/catraca
Um item com diferenças para todos os lados – talvez a maior dela a oferta de diferente combinações de cogs no cassete. As principais características/diferenças são:
- Alivio oferece as combinações 11-28, 11-32, 11-34 e 12-36 e acabamento em liga Níquel-Níquel;
- Acera também oferece as combinações 11-28, 11-32, 11-34 e 12-36 mas acabamento em liga Zinco;
- Altus oferece as combinações 11-32 e 11-34 e acabamento em liga Zinco;
Conclusão: Alivio e Acera possuem maior variedade de cogs, porém hoje em dia com os cogs wide range isso não deve ser um fator de decisão. O acabamento em níquel dá vantagem para o cassete CS-HG400-9 do Alivio.
Recomendação final
Vamos dizer que você tem duas opções:
- Comprar tudo de um único Kit: eu ficaria com o Alivio por conta do pedivela e do movimento central.
- Comprar peças avulças: eu compraria passadores, câmbios traseiros e dianteiros Altus, e pedivela e movimento central Alivio.