April 3

Como ajustar e posicionar o taquinho da sapatilha de bike: um guia prático

Ajustar taquinho de sapatilha de MTB: Muitas vezes deixamos essa atividade de lado e nem sequer percebemos se ele está errado ou não.

Muita gente busca melhorias na performance dos treinos e das corridas com investimentos na bike ou suplementos alimentares bastante caros. O “upgrade” de que vamos falar, porém, tem custo zero e impactará a forma como você pedala imediatamente!

A maioria dos mountain bikers que usam sapatilhas tem pedais com o sistema SPD da Shimano. É esse sistema que utilizarei para exemplificar o problema. O princípio, porém, é aplicável a todos os tipos de pedais, como o Egg Beater da Crank Brothers. Efeito de curiosidade, vale falar também que a sapatilha utilizada foi a MT21 da Shimano:

sapatilha-shimano-mt21-bike-bicicleta-17825-MLB20144307492_082014-F

Parte 1 – Ajustando o taquinho

É muito comum observar ciclistas que, ao adquirir sua sapatilha e seu pedal clipless, imediatamente posicionam o taquinho todo para frente do trilho. Essa foto tirei da sapatilha de minha namorada antes de ajustá-la. Repara que se vê um vão na parte de trás do taquinho?

IMG_20160603_122458_HDR

Pois é. Esse é um exemplo de posicionamento de taquinho no “olhômetro”. De fato essa pode ser as posições ideal do taquinho para o ciclista, porém há uma grande chance dele não estar no lugar correto. Cada ciclista possui um formato diferente de pé, alguns com dedos maiores, outros com pé pronado (chato) ou supinado (curvado).

Caso o taquinho esteja mais a frente ou atrás do que deveria, cada pedalada do ciclista renderá menos, além de partes da perna e do pé serem utilizados de forma excessiva, causando cãibras e mesmo lesões. Explicaremos abaixo como posicionar o taquinho da forma correta para o seu pé. Observe as imagens e siga o passo a passo:

Materiais necessários:

Para ajustar taquinho de sapatilha será necessário uma fita adesiva branca, uma chave allen 4mm e uma canetaIMG_20160603_124905_HDR

 

Marcando a “bolota do pé” em relação a sapatilha.

Encontre em seu pé o ponto um pouco atrás do fim do seu primeiro metatarso – chamado também de bola ou bolota do pé:

IMG_20160603_130242

Passe a fita adesiva no lado de fora de sua sapatilha marcando com caneta a posição do metatarso. Essa parte é extremamente importante. Calce e descalce o pé da sapatilha quantas vezes for necessário até ter certeza de que marcou o X no lugar correto:

IMG_20160603_130527

Reposicione o taquinho:

Agora com a posição ideal do taquinho marcada ao lado da sapatilha, reposicione o taquinho. O da fita deve estar alinhado com os parafusos que conectam o taquinho no trilho da sapatilha.

Quando achar a posição ideal do taquinho, aperte-o contra a sapatilha, sempre alternando entre um parafuso e outro: nunca aperte um parafuso todo de uma vez. Você pode acabar estragando a sola de seu calçado e ajustar taquinho será a última coisa que vai acontecer.

IMG_20160603_133659 (1)

Uma dica caso os parafusos estejam emperrando na hora do ajuste é aplicar uma pequena quantidade de lubrificante nas peças.  Um bem simples, como Singer multiuso, já ajuda.

Caso os parafusos estejam danificados, troque-os. Muito raramente o problema é com os taquinhos ou com o trilho na sapatilha, sendo a troca precoce do taquinho outro equívoco bastante comum entre os ciclistas.

Parte 2 – Depois do ajuste

Legal, seu taquinho deve estar ajustado. Agora vamos partir para algumas medidas e considerações que você deve tomar quando já tiver finalizado o processo.

Acabou de ajustar taquinho? Teste!

No início pode parecer muito esquisito ou mesmo desconfortável. Mas dê uma chance ao acabar de ajustar o taquinho: saia para pedalar e veja como você se sente. Também é muito comum sentir mais firmeza de imediato, como se seu pé estivesse transmitindo mais força aos pedais.

Se você sentir que “passou do ponto” e agora o taquinho está muito para trás ou para frente, realize um novo microajuste até que fique numa posição mais firme e confortável

Sua preferência conta!

Os ajustes de taquinho de sapatilha de mountain bike que comentei se aplicam perfeitamente para o cross country. Ele é ainda mais benéfico se você estiver – como muitos outros ciclistas – utilizando o taquinho todo para frente. Essa posição é danosa para toda sua perna.

Entretanto, tudo tem um porém: faça isso tudo com parcimônia. Como comentei no ponto anterior, teste! Teste muito! Veja se mesmo você tendo posicionado o taquinho exatamente como esse post recomenda, se você se sente confortável.

Muita gente gosta do taquinho mais pra trás simplesmente para dar mais estabilidade, já que praticam modalidades mais pesadas do mountain bike, como o all mountain / enduro. Ah! Curta a página no face 🙂

Continuando…

 

Quer precisão? Realize um bike fit

bike fit ajustar taquinho

Bem, mas se sua questão é performance total, então para um posicionamento 100%  preciso é necessária a realização de um Bike Fit. O fit também ajustará o posicionamento lateral dos taquinhos, que é um dos pontos que não .  Há um muito bacana – em inglês – no site da Competitive Cyclist que você pode fazer agora mesmo em casa).

Esse guia, porém, já te ajudará a dar uma pedalada mais firme de imediato e, por se tratar de custo zero, vale à pena ser tentado!


Tags

curate


You may also like

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Direct Your Visitors to a Clear Action at the Bottom of the Page