Oggi Big Wheel 7.2 2024 é boa? Veja a análise
As bikes da linha Big Wheel, da Oggi, estão entre as mais populares e renomadas para ciclistas que procuram um produto para evoluir no MTB – e com a Oggi Big Wheel 7.2 não é diferente.
Nesse review você conhecerá a bike em detalhes, e ao final estará pronto para decidir se a Oggi 7.2 é a MTB certa para você ou não. Veja a bike no Mercado Livre.
Essa análise é sobre o modelo de 2024/2025 da bike, e foi conduzida da seguinte forma:
Vamos começar:
1- Visão Geral
A nova Oggi Big Wheel 7.2 é uma bicicleta com uma montagem extremamente robusta, e com um custo x benefício alinhado com as concorrentes, como Sense Impact Comp e Groove Ska 70.1.
Talvez o grande ponto positivo da bike é que ela jávem com o conjunto Shimano Deore M6100 de 12v, com freehub Microspline. Ou seja, você poderá dar upgrades na transmissão sem problemas até o Shimano XTR, se quiser.
Por outro lado, eu nunca me dei bem com suspensões Suntour, e acho que o modelo XCR 29 está abaixo do nível dessa bike.
Para quem é a Oggi 7.2:
Se você já está treinando 3 ou 4 vezes por semana, pedala longas distâncias, sempre que está entre os primeiros a terminar uma subida no grupo de pedal, eu acho que você deveria guardar um pouco de dinheiro, ser paciente, e ir de Oggi 7.3, que é 1500 reais mais cara.
Agora, se você quer uma bike excelente para para evoluir no MTB, almeja começar a participar de competições de XCO ou mountain bike maratona, mas não pretende fazer nada técnico demais, como trilhas bastante acidentadas, essa pode ser sua bike.
> Veja a Oggi 7.2 bike no Mercado Livre.
2- Quadro
Primeiro, quero dizer que a estrutura do quadro da MTB Big Wheel 7.2 é fantástico. Solda tripla, cabeamento interno e garantia de 5 anos para o primeiro dono é tudo o que se espera de uma bike nessa faixa de preços. A Oggi acertou em cheio aqui.
Agora, em questão estética – que é 100% subjetiva e baseado em opiniões – eu acho o quadro feio. Pessoalmente, não gosto das rabeiras com uma cor destoante do resto do quadro, e acho o top tub meio “curvo” já coisa do passado. Acho os quadros da Sense mais bonitos.
Mas isso, é, como disse, pessoal. Tecnicamente é um quadro impecável que entrega uma bike com apenas 12.6kg – acho que o mais leve da categoria.
No mais, há 3 opções de cor (como mostro na imagem acima) e tamanhos 15.5″, 17″, 19″ e 21″.
3- Suspensão
Se por um lado a estética é coisa pessoal, e dou aqui só minha opinião, a suspensão é outra história. Eu não gosto da opção pela Suntour XCR 29 a air, e acho que nessa faixa de preço a Oggi poderia ter montado a Big Wheel 7.2 com o modelo XCR32, ou talvez até a Rock Shox Judy Silver.
Acho o retorno da suspensão um pouco “coiceado” demais para uma suspensão a ar, e acho um pecado que o quadro da Oggi 7.2 seja tão leve, mas a suspensão ajuda a elevar o peso da bike.
No entanto, se você está evoluindo agora no MTB, e pedala prioritariamente em estradas de terra, e não tanto em trilhas de XC técnicas, aí a Suntour XCR 29 vai te acompanhar bem por um tempo – 1 ano ou 2.
Se você continuar evoluindo, eu acho que eventualmente vai precisar de uma suspensão mais robusta.
4- Transmissão
A transmissão da Oggi 7.2 é o Deore M6100 de 12 marchas, com cassete 10-51 e pedivela com coroa de 34 dentes, e eu o vejo como o principal ponto positivo da bicicleta.
Primeiro porque é um conjunto excelente, com passagens de marcha precisa até em subidas mais técnicas. Eu gosto muito do Deore M6100 e o usei bastante quando ainda tinha minha Rockrider XC500.
Talvez um upgrade a ser considerado aqui seja o passador, para um conjunto SLX, mas apenas se você estiver exigindo muito da troca de marchas, por pedalar em um circuito de cross country, por exemplo.
A segunda razão pela qual eu fiquei muito feliz em ver o M6100 aqui é que ele já possibilita upgrades com componentes SLX, XT e até XTR, já que todas compartilham o freehub Microspline e são de 12 velocidades.
5- Rodas aro 29
Seguimos a análise com as rodas da Oggi Big Wheel 7.2. Elas são compostas por:
- Aros 29 Alexrims MD25;
- Pneus Kenda Booster 2,20 tubeless ready;
- Cubos boost Shimano TC500 e Shimano 9X100 de 32 furos
Acho que a montagem da roda está extremamente adequada para a gaixa de preços. Os cubos e os aros são apropriados para bicicletas desse mesmo nível, e você pode encontrá-los em diversas das bikes concorrentes.
Eu gosto demais de pneus Kenda Booster e acho que o primeiríssimo upgrade que você deveria fazer na bike seria instalar o sistema Tubeless, já que eles são apropriados para isso.
São rodas adequadas para bikes de MTB XC dessa faixa de preço – e até mais caras que a 7.2 – e penso que a Oggi acertou em sua especificação.
6- Freios
E para fechar a análise temos os freios a disco hidráulico Shimano MT200, um clássico.
Minha opinião: eu acho acertadíssima a escolha dos freios MT200. A razão mais óbvia é porque são componentes adequados para o uso que se imagina ser feito de uma bike desse nível.
Descidas técnicas em estradas de terra? Beleza.
Uma trilha ou outra aqui e alí? Manda ver.
Não acho que seja necessário algo muito mais que isso para esse nível.
Além disso, os freios MT200 da Oggi 7.2 são de manutenção muito fácil e barata. Pensando que essa se trata de uma bike que aposta em custo x benefício para ciclistas de nível intermediário, é exatamente isso que eu esperaria: manutenção fácil e barata.
7- Recomendação final
Chegamos a parte mais importante da análise e eis aqui minhas considerações:
Se você é um ciclista que está começando a levar o mountain bike mais a sério, já acompanha bem seu grupo de pedal, está começando a considerar uma prova de MTB, mas quer ser o mais econômico possível, a Oggi Big Wheel 7.2 pode ser ideal para você!
Se no entanto, você já pedala há mais tempo, compete e faz pedais longos, e quer (e pode) investir ainda mais numa bike, eu acho que você deve pensar na Oggi 7.3, pois a 7.2 pode acabar te limitando em poucos meses.
Isso não quer dizer que a bike é ruim, pelo contrário. A 7.2 é boa – muito boa! Só é necessário alinhar expectativas.