sense one bike de ladinho

Bike Sense One: análise completa da bicicleta

A Sense One é uma mountain bike para iniciantes com um dos melhores custo x benefício no mercado.

Por se tratar de uma bike de aproximadamente 2000 reais, boa parte dos seus componentes se assemelham às bicicletas concorrentes. Veja a Sense One no Mercado Livre.

Dito isso, a Sense One é boa? Para quem ela é indicada?

Esse artigo vai responder a anbas as perguntas. Vamos direto ao ponto:

1- Visão Geral

  • Freios a disco hidráulico;
  • Pneus Chaoyang Victory
  • Aro 29
  • Quadro com garantia de 5 anos
  • Preço de algumas concorrentes é melhor

Quando a primeira Sense One foi lançada, acho que em 2018, as bikes de entrada da Caloi, Oggi e Decathlon reinavam livremente no mercado de mountain bikes para iniciantes por até uns 2000 reais.

Os modelos de bikes da mesma faixa de preço continuam o mesmo: Hacker Sport para a Oggi, ST120 para Rockrider, Extreme para a Caloi, assim por diante.

No entanto, por um preço levemente acima das rivais, a Sense One já oferece Freios a Disco Hidráulico! É a única na categoria com essa característica.

Para quem é a Sense One:

A Sense One é para quem está começando no pedal e procura uma mountain bike com baixo custo que já possibilite pegar estradas de terra esburacadas, ruas íngremes, e até mesmo uma trilha ou outra mais leve de vez em quando.

Se você está iniciando agora e quer economizar, acho que a Sense One pode ser sua nova bike, principalmente por já oferecer freios a disco hidráulico – a única nessa faixa de preços.

> Ver a Sense One por R$2190 no Mercado Livre

2- Quadro

quadro da sense one

Para a versão de 2024, a Sense One vem com quadro com diversas opções de cores (que raramente encontram-se disponíveis para venda, diga-se de passagem), e os tamanhos clássicos 15.5, 17 e 19.

Trata-se de um quadro de alumínio 6061, com cores que já viraram marca registrada da Sense. Entre as bikes dessa faixa de preço, a minha opinião é que a Sense One tem as opções de cor e design mais bonitas. Eu gosto bastante da tonalidade das coras e do contraste do logo.

Um outro ponto positivo é que a bike vem pesando 14kg no tamanho 17. Em outras palavras: não é nem de longe um quadro leve, mas é mais leve que algumas concorrentes, e eu acredito que a montagem do quadro seja parcialmente responsável por isso.

3- Suspensão

A suspensão da Sense One é uma Render de 100mm de curso em elastômeros. Trata-se de uma peça bastante básica, que terá uma vida útil relativamente curta.

Mas, como eu já disse inicialmente nesse artigo, todas as bicicletas dessa faixa de preço possuem o mesmo tipo de suspensão. Se não é essa Render, é uma RST ou Zoom também bastante simples. O que quero dizer é que a suspensão da Sense One não é necessariamente um ponto negativo da bike, apenas uma característica de bicicletas dessa faixa de preço.

Se você começar a evoluir no pedal, talvez seja necessário um upgrade em 1 ou 2 anos.

4- Transmissão

sense one transmissao shimano tourney

Caso você não esteja familiarizado, a transmissão de uma bicicleta é composta pelos seguintes itens:

  • Câmbio Traseiro
  • Câmbio Dianteiro
  • Pedivela
  • Corrente
  • Cassete
  • Passadores de marcha

A transmissão da bicicleta Sense One é um Shimano Tourney de 21 velocidades. Novamente: a única exceção entre as bikes de entrada fica por conta da ST100, que adotou um conjunto Microshift.

Esse conjunto é bastante simples e será útil enquanto você ainda estiver pedalando como iniciante. Quando começar a exigir mais da passagem de marchas, pedalar mais forte nas subidas, ou descer trilhas mais técnicas, esbarrará nas limitações do Shimano Tourney.

No entanto se você só tem pretensão de pedalar em estradas de terra batida ou na cidade, o Shimano Tourney dará conta do recado.

5- Rodas aro 29

sense one bike roda

Seguimos na análise da Sense One com as rodas aro 29, e aqui está um dos principais pontos da bike: os pneus.

A One vem equipada com os pneus Chaoyang Victory, 29×2.1′. Todas as concorrentes vêm com pneus mais simples, como o Rubena Mittas, ou mesmo pneus genéricos sem marca. O Chaoyang são pneus que oferecem melhor tração na terra e possibilitam um controle maior em pisos molhados.

No mais, o básico: cubos e aros genéricos com a logomarca da Sense – de novo, nada negativo aqui, pois todas as rivais possuem a mesma configuração, com exceção do pneu!

6- Freios

sense one mtb freios

Chegamos ao principal ponto positivo da bicicleta Sense One: os freios a disco hidráulicos.

Certo: tratam-se de um freio Render, bastante simples, mas se você nunca usou freios hidráulicos antes, vai perceber no primeiro pedal e na primeira frenagem que eles são bem mais superiores que os tradicionais freios V-brake ou cantilever.

No mais, a bike bem equipada com rotores padrão de 160mm de diâmetro.

7- Recomendação final

As bicicletas dessa faixa de preço são muito parecidas, porém eu devo admitir que por conta dos pneus Chaoyang e os freios a Disco Hidráulico, a Sense One sai na frente em questão custo benefício.

Se você está procurando uma mountain bike de entrada para começar a pedalar, eu acredito que a Sense One pode ser a escolha certa. Dê uma olhada no Mercado Livre, onde é possível encontrar os melhores preços e maior oferta de cores para a Sense One.

Ver mais artigos:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *