Oggi Big Wheel 7.3 2024: Análise completa da bike
A Oggi Big Wheel 7.3 é um dos modelos de mountain bike XC mais populares no Brasil – assim como toda a linha Big Wheel. Veja a bike no Mercado Livre.
Para o modelo de 2024, a Oggi introduziu uma transmissão nova, mas continuou apostando na geometria da predecessora. A bike será analisada da seguinte forma:
Vamos começar:
1- Visão Geral
O novo modelo da Oggi 7.3 traz componentes que possibilitam ciclistas evoluirem e muito no Mountain Bike. Não estou falando por falar: a suspensão Manitou Markhor de 100mm é fenomenal e dá conta do recado em todo tipo de trilha.
Eu gostei muito da opção pelo conjunto Deore M6100 de 12v com freios também Deore.
Só não curti muito o grafismo da rabeira da bike. E de fato esse é o único ponto negativo que eu vejo na Oggi 7.3, mesmo isso sendo absolutamente pessoal. A relação Custo x Benefício da bike está excelente!
Para quem é a Oggi 7.3:
A Big Wheel 7.3 é uma bicicleta para bikers que começaram a se interessar por corridas de MTB Cross Country, cicloturismo ou pedais de longa distância. Por conta dos freios excelentes MT410, ela também já te deixará apto a encarar trilhas e single tracks mais técnicos.
Se você está levando o mountain bike a sério e quer uma bike para acompanhar sua evolução, a Oggi 7.3 é para você.
> Veja a Oggi 7.3 por R$7999 no MercadoLivre.com.br
2- Quadro
Eu acho que esse é o único ponto que eu não consegui “engolir” muito bem da Oggi 7.3: o quadro.
Não estou falando de questões técnicas. Longe disso. Com solda tripla, garantia de 5 anos e cabeamento interno, trata-se de um componente excelente, digno de uma bike desse nível.
Minha questão com o quadro é estética.
Eu acho essa rabeira destacada, os adesivos aleatórios por toda parte (como o 7.3 no chainstain e TRIPLE BUTTED no seapost) um verdadeiro exageiro. Eu admitidamente nunca fui fã do design da Oggi e acho que eles precisam começar a ousar um pouco mais – até a Caloi passou na frente nesse quesito.
Mas de novo, isso é extremamente subjetivo e pessoal. Tecnicamente é um quadro impecável que entrega uma bike com apenas 12kg.
3- Suspensão
Se por um lado a Oggi não ousou em nada na questão design de quadro, por outro foi certeira quanto à suspensão dianteira. A única marca que tinha apostado nesse componente numa linha intermediária/avançada foi a Decathlon.
A Manitou Markhor a ar, com 100mm de curso e trava no guidão é um equipamento de alto nível, recomendado para quem já usa a bike em trilhas mais técnicas para prática de XC.
Se você é apegado a Rock Shox vai sentir imediatamente que não tem nada a se preocupar na primeira trilha mais acidentada que pegar.
Uma das razões pelas quais a Oggi conseguiu entregar a Big Wheel 7.3 com apenas 12kg é a suspensão. Nem tudo é capacidade de absorção: uma suspa mais leve resulta também num controle muito mais ágil nas trilhas.
Ponto certeiro da Oggi!
4- Transmissão
A Oggi Big Wheel 7.3 vem equipada com uma transmissão Shimano Deore M6100 de 12 marchas, com cassete 10-51 e pedivela com coroa de 34 dentes.
No Brasil é bem mais comum que, entre Sram ou Shimano, as montadoras optem por componentes da marca japonesa mara MTBs nessa faixa de preços.
Eu tive a oportunidade de usar bastante a transmissão Deore M6100 e acho que se você está vindo de uma bicicleta com conjunto Alivio ou inferior, ou ainda um Microshift de 10 marchas, por exemplo, vai notar a diferença imediatamente.
Talvez um ponto que eu focaria em um possível upgrade futuro seria um passador XT – câmbio traseiro Deore dá conta do recado tranquilo para quem pratica mountain bike a sério.
5- Rodas
Na sequência temos as rodas, mais um ponto positivíssimo da Oggi 7.3 de 2024. Digo isso pois gosto muito da escolha dos pneus Kenda Booster PRO de dimensão aro 29 x 2.20.
Os pneus são compatíveis com sistemas Tubeless (sem câmara), e eu definitivamente recomendo que esse seja o primeiro upgrade que você faça caso venha a adquirir a mountain bike.
Já os aros 29 Alexrims MD25 são, ao meu ver, um degrau abaixo do padrão de componentes da bike. Mesmo assim, eles não comprometem, apenas deixam a roda um pouquinho mais pesada. Não é algo com o qual eu me preocuparia, especialmente porque a Big Wheel 7.3 é uma bicicleta com uma relação custo x benefício excelente.
6- Freios
Por fim, temos os freios e eu tenho uma observação positiva e outra nem tanto a fazer a respeito.
Como comentei anteriormente, eles são os a freios a disco hidráulico Deore MT410. Se antes você usava freios mais simples, talvez um freio a disco mecânico ou mesmo um hidráulico mais básico como os MT200, vai notar o salto de qualidade no primeiro pedal.
Dito isso, a Big Wheel 7.3 vem com ambos os rotores de 160mm – padrão de bikes intermediárias e de entrada. Não tem nada de errado especificamente com a Oggi 7.3, mas eu gostaria muito de ver mais mountain bikes de 8000 reais com o rotor dianteiro de 180mm. Isso muda completamente a característica de frenagem e não é uma alteração que vá gerar tanto custo assim para as montadoras.
Mas, como disso, nada a ser feito: é prática das fabricantes de bike no Brasil para modelos dessa faixa de preço.
7- Recomendação final
Eu falo sem medo de errar, que a Oggi 7.3 é uma das melhores bicicletas com preço entre 7000 e 10000 reais no Brasil.
Além de um custo x benefício excepcional, ela é bastante leve, possui uma suspensão diferenciada, freios de boa qualidade e a confiável transmissão Shimano Deore M6100.
Se você é apaixonado por MTB e busca uma bicicleta para acompanhar sua evolução no esporte, não tem como errar com a Oggi Big Wheel 7.3.